Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida)

Em qualquer lugar do mundo é necessária a validação de diploma de curso de medicina realizado no exterior. Há raras exceções no mundo. Frente à desigualdade de qualidade nos ensinos médicos, mais e mais provas de qualificação serão necessárias. Nada mais justo do que avaliar TODOS os médicos formados fora do Brasil, sendo brasileiros ou não. O que está em jogo é o cuidado com vidas e não a nacionalidade de quem optou por estudar fora.

Não cabe qualquer  privilégio à médicos brasileiros, majoritariamente, os bacharéis em medicina formados no exterior, optam por fazer faculdade, geralmente em países da América Latina,  por não terem conseguido ingressar em faculdades brasileiras. Estes estabelecimentos do exterior, via de regra, são mais baratos e apresentam currículo diverso e mais simples do que o exigido no Brasil. Em vez de seis anos, como aqui, há  cursos de medicina que duram cinco ou até quatro anos. Então nada mais justo do que um exame de revalidação e se necessário um período de adequação destes diplomas e bacharéis em medicina. 

O REVALIDA é um primeiro passo  para melhorar a qualificação de médicos e assim a qualidade do atendimento. Muito mais deve ser feito em nome da melhoria assistencial.  É sabido, que frente a abertura, sem escrúpulos ou critérios, de inúmeras faculdades de medicina no Brasil, precisaremos, de um exame de qualificação para TODOS os médicos  que queiram exercer medicina, formados aqui ou não, nos moldes dos exames da OAB para direito. Lembro ainda da necessidade da re-certificação constante das especialidades médicas. Já passou da hora de instituirmos um programa de educação médica continuada, transparente e acessível, para que possamos premiar os profissionais dedicados e estudiosos e garantir à população o cuidado que ela merece!

Então, que o REVALIDA seja só o começo....